quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Trifle

Olá! Bom dia!

Você já se deparou com sobras de bolo na sua cozinha que já estão querendo encalhar? Quase nunca eu tenho esse problema aqui em casa, mas essa semana eu tive. Uns cupcakes de chocolate que foram ficando, ficando e ressecando, mas ainda estavam comestíveis. Então me lembrei dos meus tempos de precioso aprendizado com uma amiga americana que foi minha vizinha por dois anos. Qualquer sobra de cookie ou bolo ela transformava em uma sobremesa maravilhosa. Foi assim que descobri o Trifle, que é uma receita originalmente inglesa, com variantes que você não vai encontrar nessa postagem (como vinho do porto, custard, etc), mas que pode ser extremamente fácil e deliciosa.

Basicamente eu peguei os cupcakes e alguns cookies que eu tinha também e tranformei em farelos com as mãos. O Biel, meu filho de 5 anos, achou o máximo e quis participar, mas como ele detesta qualquer sensação de sujeira nas mãos, assim como eu, logo se aposentou do posto. Tendo feito isso, chegou a vez do chantilly. Nada mais fácil no mundo: creme de leite fresco, batido na batedeira até ficar com uma consistência firme, com extrato de baunilha (geralmente coloco uma colher de chá para 500ml de creme de leite) e açúcar a gosto. Depois fui intercalando camadas dos farelos, de chantilly e de morangos picados.  No final de tudo, por cima, joguei morangos e waffles de chocolate. Tudo era sobra, tudo iria encalhar mais cedo ou mais tarde e virou uma sobremesa muito gostosa!

Como não se trata de um conto de fadas, nem tudo é perfeito. Observe que, 1) como só tinha uma garrafinha de creme de leite, ficou sobrando espaço para mais uma camada e 2) a foto está horrível e não poderia ser diferente com uma criança de cada lado puxando meu braço e implorando para comer "morango com chantilly".

Um beijo,
Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário