terça-feira, 31 de agosto de 2010

Eu amo cozinhar com os meus filhos!

Olá!

"Eu amo cozinhar com meus filhos" é um projeto que eu estou iniciando no blog! Muito antes da Marrom & Rosa existir, eu já nutria um lugar muito especial no meu coração para atividades entre pais e filhos de forma geral, mas especialmente para a de cozinhar juntos. Aqui em casa isso aconteceu de forma muito natural, já que eu adoro cozinha, meu marido também e, consequentemente, as crianças também. Nos fins de semana, ou em tardes chuvosas, a gente sempre acaba indo para a cozinha preparar algo e foi assim que percebi o quanto essa atividade é prazerosa, para todos.

Agora você pode estar pensando: "Já é estressante o suficiente ficar sozinha na cozinha, quanto mais tendo criança ao redor?". E quem não cresceu vez ou outra ouvindo: "Cozinha não é lugar de criança..."? Acho que muitos. Mas cozinhar com crianças, de forma segura e consciente, é uma atividade não apenas de extremo valor educacional, mas (e ao meu ver este é o maior benefício) também uma oportunidade rica dos pais se conectarem com seus filhos. Quando eu estou na cozinha com o Biel, de 5 anos, nós contamos, falamos sobre alimentos, sobre quantidades, sobre culturas diferentes, amassamos, descascamos ovos, enfim, movimentamos mãos, braços e mentes. Além de um beijo aqui, um afago ali e, o prazer de depois sentar e comer juntos o que preparamos com tanto cuidado. Paciência é ingrediente essencial, principalmente nos dias em que você não está muito a fim e a criança vem toda feliz já com o banquinho querendo ajudar. Mas esses momentos se tornam preciosos e eternizam datas e comemorações especiais. Outro fator importante é que essa atividade deve ser algo extremamente lúdico, sem pressões e que ajude a criança a crescer em conhecimento, intimidade com a vida familiar e em auto-estima.

Assim, a proposta do "Eu amo cozinhar com os meus filhos" é a seguinte: a cada duas semanas (na medida do possível), eu vou tentar colocar uma postagem nesse tema com uma receita e dicas de como desenvolvê-la com seu filhote. Espero que participem comentando e dando sugestões! Aguardem a primeira receita!

Um beijo a todos,
Ana

3 comentários:

  1. Kelly, amei essa ideia! Incentivar as mães a ter um momento tão preciosos com seus filhos. Tenho certeza que as mamães vão curtir demais! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kelly, que surpresa esta novidade de Cozinhar com seus filhos,essa idéia é genial! Tenho certeza que muitas mamães vão adorar.Já estou aguardando ansiosamente as novas receitas.Beijos! Marises

    ResponderExcluir
  3. Ana,adorei essa proposta, quero participar!
    Seus trabalhos são lindos...amei!
    Tira uma duvida:qto tempo dura um cupcake tradicional sem cobertura? Dá p/colocar p/ vender??

    ResponderExcluir