segunda-feira, 14 de março de 2011

Cupcakes de chocolate com bicho-de-pé



Existe uma razão muito simples porque os cupcakes são tão famosos e sobrevivem aos modismos da confeitaria por anos a fio: existe algo muito aconchegante, acolhedor na ideia de ter um bolinho assado individualmente e decorado só para uma pessoa. Não que a ideia de dividir um bolo ou sobremesa seja indesejável. De modo algum, muito pelo contrário. Mas, um bolinho que é só meu... é um verdadeiro mimo!

Vamos à receita:

Ingredientes para a massa do cupcake:

200g de manteiga sem sal
3 ovos (de preferência caipira)
1 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo sem fermento
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de extrato de baunilha
60g de chocolate meio-amargo
1/2 colher de chá de azeite
1 xícara de leite integral

Pré-aqueça o forno (180C). Em uma batedeira, bata o açúcar e a manteiga por 10 minutos. acrescente os ovos e continue batendo até que a massa fique bem cremosa. Enquanto isto, derreta o chocolate com o azeite e jogue na mistura. Desligue a batedeira e acrescente o cacau, a farinha, o bicarbonato a baunilha e o leite devagar e mexendo sempre com um batedor. Despeje o conteúdo nas forminhas (3/4 da fôrma) de silicone ou de papel. Asse por 20 minutos.

Para o bicho-de-pé você vai precisar de:

1 lata de leite condensado Moça
1 colher de manteiga
Anilina em gel rosa

Leve todos os ingredientes ao fogo médio mexendo bem com uma espátula de silicone. Quando estiver engrossando e desgrudando bem da panela, despeje a massa em um prato e espere esfriar. Usando saco e bico de confeitar, decore os cupcakes. Importante: coloque o mínimo de anilina e acrescente se for necessário!

Divirta-se!
Beijos

Um comentário: