quarta-feira, 14 de abril de 2010

Panquecas

Quando decidi começar o blog da Marrom & Rosa pensei primeiramente em um recurso que me desse a chance de contar as novidades, dar avisos e mostrar belas fotos. Uma postagem aqui, outra ali e logo vi que queria falar mais. Falar sobre os nossos doces, é claro, mas também falar sobre tantas coisas que me interessam: comida, obviamente, maternidade, literatura, arte, moda... qualquer coisa que desse na telha e que eu julgasse ser, depois do milésimo pensamento, interessante aos meus fiéis leitores.

Então, essa introdução é só para avisar que de agora em diante vou colocar algumas postagens que não serão diretamente ligadas ao trabalho da M&R (apesar de estar trabalhando, e muito!).

Na verdade, o que eu quero hoje é compartilhar uma das minhas receitas favoritas: panquecas americanas. O curioso é que após testar diversas receitas, achei a da inglesa Nigella Lawson a melhor de todas! Para quem não conhece a Nigella ela é simplesmente maravilhosa. Linda e inteligentíssima, ler seus livros de receita é muito mais do que aprender a cozinhar: é se deliciar com um inglês tão agradável quanto o seu senso de humor e ter acesso a receitas descomplicadas e saborosas.

Bem, eu sempre faço essa receita aos sábados ou domingos pela manhã. Já decorei tudo, o que dispensa até os óculos, e é a única receita que consigo fazer naquele estado de meio-acordada/meio-dormindo que me persegue nas primeiras horas do dia.

A receita em inglês está aqui. Mas fiz uma versão em português para facilitar.

Panquecas americanas

225 gr de farinha (2 xícaras + 3 colheres de sopa)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar
2 ovos (caipira, de preferência)
2 colheres de sopa de manteiga
300ml de leite (eu costumo acrescentar mais um pouco no final de tudo)

Bata tudo no liquidificador e derrame uma pequena porção de massa em uma frigideira antiaderente e pequena bem quente até formar um círculo do tamanho desejado. Quando você começar a ver furinhos no lado de cima (no lado de baixo é impossível de ver, né?) é hora de virar. Não há mistério nenhum nessa virada, uma vez que a massa é firme o suficiente para permanecer junta. Geralmente dá umas 10 ou 12, dependendo do tamanho. A gurizada adora quando eu faço em formato de Mickey e não parece reparar a disparidade no tamanho das orelhas!

Para acompanhar você pode usar a sua imaginação e ir longe: frutas, caldas, goiabada, leite condensado...

Na minha opinião, o melhor é com bastante manteiga em cima (chega a derreter, quando eu consigo comer uma panqueca ainda quente) e mapple syrup. Quando não tenho mapple syrup, coloco mel mesmo. Ah! E ovo... tem que ter ovo.

Fica aí uma foto das que eu fiz ontem pela manhã para os doentes da casa: eu e Biel, ambos gripados e com muita necessidade de um dengo.


Bem, pelo menos fiquei feliz ao ver o sorriso no rosto dele quando eu anunciei o que teríamos no café da manhã e no de Nicole, que terminou ganhando um dengo sem motivo!

Beijos,
Ana

P.S. As panquecas estão pateticamente com o mínimo de syrup. Extraí as últimas gotas da minha garrafinha tão preciosa.

2 comentários:

  1. Ai que água na boca...me bateu uma saudade daqueles deliciosos cafés da manhã. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. adoro o fato de tu usar esse espaço pra falar de outras coisas que são tão importantes quanto doces e etc. é não só uma forma de diminuir a distância quando nosso encontro temporal não contribui no MSN como também ter a possibilidade de ler coisas interessantes que tu diz sobre outras coisas. aliás, coisas essas que combinam bastante com teus doces maravilhosos. agradeça ao seu bom gosto sobre tudo, e a sua maneira muito dedicada e inspiradora de procurar fazer arte com coisas aparentemente pequenas.
    moda, literatura e etc também combinam com doces, só depende do artista. muito orgulhosa sempre de tu! um beijão!

    Luciana F. Maia

    ResponderExcluir