O Natal está aí e, sendo a minha festividade favorita, não faltam projetos e coisinhas que eu quero fazer com as crianças. Filmes como "O Natal de Charlie Brown" e "George, o curiososo - um natal cheio de macacadas" marcaram nossa família este ano, além de muitos cookies de gingerbread ao som do coral do King´s College, Cambridge, algo que me coloca automaticamente em clima de celebração e gratidão.
Então, antes de mais nada, vamos aos cookies!
Receita:
5 copos de farinha de trigo
2 colheres de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
200g de manteiga sem sal
1 copo de açúcar mascavo
1 ovo
1 copo de melado de cana
Junte todas as farinhas e reserve. Com uma batedeira (mas à mão também funciona) bata o açúcar e a manteiga até formar um creme. Acrescente o ovo e o melado de cana e bata bem. Adicione aos poucos a mistura de farinha até obter um massa homogênea.
Para desenrolar a massa e cortar os biscoitos, eu uso a técnica de desenrolar entre dois pedaços de papel manteiga. No início parece complicado, mas a prática mostra que essa técnica é realmente a melhor. Você corta um pedaço de papel manteiga do tamanho da forma que vai usar para assar os biscoitos, coloca uma bola de massa em cima e cobre com outro pedaço de papel manteiga do mesmo tamanho. Com o rolo, comece a abrir a massa por cima do papel. Quando estiver aberta, coloque na forma e leve à geladeira por uns 20 minutos. Depois é só cortar e tirar o excesso. Dessa forma, não é preciso acrescentar farinha e não compromete a textura do biscoito. Mas, se você preferir, separe a massa em 3 ou 4 bolas, enrole com plástico filme e leve à geladeira por uns 20 muinutos. Após é só desenrolar a massa usando um rolo povilhado com farinha. Asse os biscoitos por 10 a 12 minutos.
Para o
glacê eu uso a receita de pó de merengue:
4 colheres de chá de pó de merengue
3 colheres de sopa de água morna
2 copos (ou mais, se necessário) de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de suco de limão
Misture todos os ingredientes na batedeira e bata por cinco minnutos. Para testar a consistência, eu pego uma faca e passo no glacê, como se estivesse cortando), conto até 10 e se a linha desaparecer entre o cinco e o dez, está bom. Se a linha desaparecer antes do 5, provavelmente o glacê está muito líquido. Neste caso, acrescente mais açúcar. Se estiver muito grosso para decorar, acrescente mais água (aos poucos, porque uma colher já é o suficiente para amlecer tudo
). Decore usando bicos de confeitar ou com a própria colher, derramando sobre o biscoito.
Tenham todos um Feliz Natal!